Parques da cidade de Curitiba

Parque Tanguá e suas belezas em Curitiba- PR 

parque tangua foto 02

O Parque Tanguá é um lugar amigável e pelo qual seus visitantes rapidamente se encantam. Praticamente todos os os principais pontos turísticos da cidade de curitiba estão localizados próximos ao Centro – o que torna tudo mais fácil e gostoso.

Levando a alcunha de cidade verde, a capital do estado do Paraná é um natural convite para longos e agradáveis passeios por seus diversos parques e bosques. Existem lá, cerca de 30 opções para quem é apaixonado pelo contato com a natureza e uma boa caminhada ao ar livre.

Atrações é o que não falta. Temos as capivaras do Parque Barigui, a estufa de vidro do Jardim Botânico e o belíssimo pôr do sol no Parque Tanguá, em Curitiba, são paradas obrigatórias para os turistas.

Parque Tanguá, em Curitiba

parque tangua foto 04

O Parque Tanguá, em Curitiba (PR), é dividido em dois: A parte baixa onde se tem belos lagos, pistas para caminhadas, um túnel por dentro das rochas e uma cachoeira artificial. Na parte mais alta ficam o mirante, de onde é possível assistir a um lindíssimo pôr-do-sol, e os jardins.

Tendo sua inauguração em novembro de 1996, pelo prefeito Rafael Greca, o Parque Tanguá envolve uma área de 23.5 hectares, preservando a natureza do local que antes seria destinado a se tornar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.

parque tangua foto 03

parque tangua foto 010

parque tangua foto 06

parque tangua foto 04

parque tangua foto 07

Jardim Poty Lazzarotto

parque tangua jardim

No dia 6 junho de 1998, o Prefeito Cassio Taniguchi inaugurou dentro do parque tanguá curitiba, o Jardim Poty Lazzarotto.

Entre as atrações da novidade: o acesso, um mirante à 65 metros de altura, cachoeira artificial e um amplo jardim francês, com espelhos d’água junto aos canteiros de flores. Esse belo cenário é de onde se projeta o belvedere, funcionando como um terraço elevado em meio a um tapete verde.

parque tangua foto 02

Nos três pisos do belvedere ficam espalhados decks metálicos, bistrô, banheiros públicos, loja e torres de observação – que proporcionam uma das principais e mais belas vistas do parque tanguá: pôr-do-sol.

O Jardim Poty Lazzarotto, criação de Napoleon Potyguara Lazzarotto – famoso artista plástico curitibano, nascido no dia do aniversário da cidade, em 29 de março de 1924 – eterniza e homenageia sua obra.

Ainda muito jovem, Poty costumava desenhar seus sonhos de criança em papel de presentes. Cresceu e sua arte está presente em diversas partes da cidade: gravuras em livros e revistas, murais, painéis, quadros, ruas e praças são alguns dos exemplos.

Fauna e Flora Diversificadas no Parque Tanguá

parque tangua fauna e flora

Por ter uma imensa extensão de área verde natural, o Parque Tanguá, em Curitiba, possui uma enorme variedade de espécies animais – principalmente pássaros – e plantas. É comum turistas ‘esbarrarem’ com alguns deles durante seus passeios; oportunidade para belas fotografias da natureza.

Não restam dúvidas: certamente essa é uma das mais belas e agradáveis atrações que a cidade de Curitiba tem a oferecer aos seus turistas; destino obrigatório no roteiro de viagem!

Serviço

Parque Tanguá, endereço: Rua Oswaldo Maciel | Pilarzinho, Curitiba, Paraná 82130-494, Brasil;

Entrada: Gratuita;

Horário de funcionamento:

Parque – Todos os dias das 8h00 às 18h00

Bistrô – Todos os dias das 9h00 às 21h00

Ônibus:

Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro)

Vila Nori (a partir da Praça Tiradentes)