Jardim Botânico em Curitiba – Guia Turismo em Curitiba

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Jardim Botânico de Curitiba é um ícone das atrações turísticas da cidade. Simplesmente imperdível! Quem vier para Curitiba e não for ao Jardim Botânico com certeza não conheceu completamente a cidade. Então, vamos falar o que de tão especial este ponto turístico nos reserva?

estatua jardim botanico

Curitiba é uma cidade rica em parque e praças, entre eles o Jardim Botânico, frutos das gestões municipais anteriores que priorizaram este tipo de iniciativa e preservaram muitas áreas centrais para este fim. O Jardim Botânico em Curitiba traz uma interessante combinação entre áreas verdes, trilhas e caminhos e, claro, a estrutura do jardim..

Conheça o Jardim Botânico em Curitiba PR

O Jardim Botânico está localizado em uma grande área em um bairro que também leva o nome de Jardim Botânico. Fica em frente de um dos campus da UFPR – Universidade Federal do Paraná.
O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 5 de outubro de 1991, é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do País, em especial da flora paranaense.

jardim botanico em curitiba jardim

Atrações do Jardim Botânico

Em termos de preservação das atrações do Jardim Botânico, é possível verificar que as gestões municipais enxergam relevância neste ponto turístico e mantém o local sempre limpo e bastante organizado para receber turistas de todos os lugares do mundo. Tanto é, que é possível encontrar informações sobre a história em diversas línguas. Os jardins normalmente se encontram muito bem cuidados e toda a estrutura é bem cuidada. É muito comum notar a presença de funcionários, independente do dia ou horário de visita.

Trata-se de um parque rico em atrações e que com certeza merece a sua visita. Para aproveitar todas as atrações do Jardim Botânico recomenda-se reservar no mínimo 6 horas para o passeio. Por se tratar de local aberto e com muitas áreas verdes, é sempre bom lembrar que a ida ao Jardim Botânico em Curitiba – PR exige protetor solar, óculos de sol, repelente, boné/chapéu e água para se manter bem hidratado. Ou seja, todos os equipamentos e aparatos para um belo passeio ao ar livre.

tudo sobre jardim botanico em curitiba

Um Parque Cheio de Historias…

O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986, com nascentes formadoras dos lagos.

Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem chafarizes e a escultura intitulada “Amor Materno” do artista João Zaco.

jardim botanico plantas

Jardim das Sensações no Jardim Botânico

Uma das atrações do Jardim Botânico é o Jardim das Sensações inaugurado em 2008 e tem por objetivo despertar no visitante, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato, através do contato direto com as mais de 60 espécies vegetais disponibilizadas no local.

O Jardim Botânico Municipal tem um grande potencial no processo de educar através de experiências diretas com o mundo natural. Neste espaço tão especial, são ofertadas atividades de Educação Ambiental, principalmente para alunos de todas as redes de ensino, voltadas a preservação ambiental. O Salão de Exposições com auditório, é um espaço disponível para a divulgação dos mais diversos trabalhos artísticos e científicos, estes correlacionados ao meio ambiente.

jardim botanico em curitiba

Outra dica, é aproveitar o nascer ou o pôr do sol no Jardim Botânico, pois a paisagem proporciona um belo show de cores nestes momentos do dia. Atente-se ao fato de que em feriados ou finais de semana o local normalmente fica lotado, sendo, inclusive, difícil encontrar estacionamento e até circular, tendo em vista o grande número de curitibanos e turistas que frequentam o local. Se o dia estiver ensolarado então, é certeza de Jardim Botânico lotado.

Como é do conhecimento de todos, Curitiba é uma cidade muito bem servida no aspecto do transporte público, tanto em dias de semana como também nos finais de semana e feriados. Desta forma, você poderá chegar de ônibus ao Jardim Botânico facilmente. Veja os melhores caminhos no final deste artigo. Para quem vai de carro ou de Uber ou táxi basta perguntar ou inserir Jardim Botânico que será facilmente localizado. Trata-se de ponto turístico bastante frequentado e comum no cotidiano dos curitibanos.

Video Sobre o Jardim Botânico

Dicas Finais…

Por fim, a nossa última dica é que quando você for ao Jardim Botânico, programe o seu roteiro para aproveitar os demais pontos turísticos de Curitiba que existem nas redondezas, uma vez que o parque está localizado em área Central da cidade e muito próximo a outras praças e parques que valem a pena a visita. Ah, também vale citar que a entrada no Jardim Botânico é gratuita.

Aproveite este belo passeio pelo Jardim Botânico. Caso goste de caminhar ou correr em praças e parques, recomendamos que escolha dias da semana, pois em feriados ou finais de semana a passada vai ficar prejudicada pela grande quantidade de pessoas. O Jardim Botânico é recomendável para todos os tipos de públicos.

Conta com bares e restaurantes e também oferece banheiros limpos e de fácil localização. Ainda, é possível comprar mudas e plantas de diversas plantas, como por exemplo as orquídeas.

Algumas Informações sobre o Jardim Botânico

Área: 178.000 m2
Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski
Bairro: Jardim Botânico
Ano de Implantação: 1991
Acesso: Gratuito
Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
Equipamentos: Estufa, Museu Botânico Municipal/Herbário, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estacionamentos.

Horário de funcionamento:

Do Jardim Botânico:
De segunda-feira a domingo.
verão: das 6h às 20h.
– inverno: 6h às 19h30

Do Jardim das Sensações:
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h (podendo ser interrompida a visitação em caso de chuva ou condições climáticas adversas).

Contatos:

Administração do Jardim Botânico e Salão de Exposições/Auditório:[email protected]
Educação Ambiental e Jardim das Sensações: [email protected]
Herbário MBM: [email protected]

Ônibus:

Expresso Centenário/ Campo Comprido
Pinhais/Rui Barbosa
Cabral/Portão
Linha Turismo

Veja Também : Parque Tanguá

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *