Publicações

Para elaboração deste site, consultamos inúmeras fontes, impressas e digitais. Encontram-se abaixo algumas publicações e trabalhos disponíveis na Internet, relacionados de alguma forma com o conteúdo do site e que nos serviram de fontes de informação e inspiração:

Ética Ecológica e Educação Ambiental, Denise de Oliveira Nobre Aguiar – monografia de pós-graduação, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro-RJ (2011).

Provimentos do Ouvidor Pardinho para Curitiba e Paranaguá (1721), Antonio Cesar de Almeida Santos (organizador), extraídos do Boletim do Arquivo Municipal de Curitiba e publicados pela revista “Monumenta” (2000).

O Processo de Produção dos Parques e Bosques Públicos de Curitiba, Rivail Vanin de Andrade – tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná (2001).

Parques Públicos de Curitiba: A Relação Cidade-Natureza nas Experiências de Lazer, Simone Rechia – tese de doutorado, Unicamp (2003).

Parques Públicos de Curitiba: Formas de Apropriação, Marcelo P. Oliveira e Simone Rechia (2009).

Ecotopias Urbanas: Imagens e Consumo dos Parques Curitibanos, Antonio Manoel Nunes Castelnou Neto – tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná (2005).

O Verde na Metrópole: A Evolução das Praças e Jardins em Curitiba (1885-1916), Aparecida Vaz da Silva Bahls – dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná (1998).

Características Ambientais, Frequência de Utilização e Nível de Atividade Física dos Usuários de Parques e Praças de Curitiba-PR, Ana Carina Naldino Cassou – dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná (2009).

Complexidade Dinâmica: Água, Expansão Urbana e Espaços Livres Públicos – o Processo de Construção da Paisagem do Parque Iguaçu – Curitiba/PR, Rivail Vanin de Andrade – tese de doutorado, Universidade de São Paulo (2009).

Qualidade das Águas – Reservatórios do Estado do Paraná, 2005 a 2008, Instituto Ambiental do Paraná.

Qualidade das Águas – Rios da Bacia do Alto Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba, 2005 a 2009, Instituto Ambiental do Paraná.

Santa Felicidade (Curitiba – Paraná): Na Polenta, uma História de Hospitalidade, Elsa Maria Stoehr Vieira de Souza Féder – monografia de pós-graduação, Universidade do Vale do Itajaí-SC (2005).

Guia dos Museus Brasileiros, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura do Brasil (2011).


Algumas publicações impressas que também nos serviram de fontes e cuja leitura recomendamos:

BIONDI, Daniela e ALTHAUS, Michelle. Árvores de Rua de Curitiba – Cultivo e Manejo. Curitiba, FUPEF – Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, 2005.

LEAHY, Anthony. Dicionário de Curitibanês. Edição Ampliada. Curitiba, Instituto Memória Editora, 2010.

LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras. Vol. 1, 5ª Edição. Nova Odessa-SP, Instituto Plantarum, 2008.

MACEDO, Silvio Soares e SAKATA, Francine Gramacho. Parques Urbanos no Brasil. 3ª Edição. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

OBA, Leonardo Tossiaki. Os Marcos Urbanos e a Construção da Cidade: A Identidade de Curitiba. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 1998.

ROBBA, Fabio e MACEDO, Silvio Soares. Praças Brasileiras. 3ª Edição. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

SALAMUNES, Nara. O Jacaré do Barigui. Ilustr. Mayli Colla. 2ª Edição. Curitiba, Base Editorial, 2009.